A pesquisa, intitulada “Estratégias para o bem-estar do docente na escola pública”, insere-se na linha de Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ. Para a resolução do problema apresentado em torno do mal-estar docente, o objetivou deste estudo foi de identificar as estratégias de enfrentamento usadas pelos professores frente às adversidades encontradas no trabalho, fatores que causam o mal-estar docente e, em contraponto, evidenciar a importância do bem-estar para preservar a dignidade e a motivação para o trabalho. A partir dos objetivos específicos, relacionar variáveis socioprofissionais com as estratégias de enfrentamento e os níveis de bem-estar apresentados; aprofundar a discussão sobre as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na contemporaneidade; interpretar as condições de bem/mal-estar dos professores bem como refletir sobre o bem-estar na docência como pressuposto necessário ao alcance de satisfação pessoal e reconhecimento profissional.

Estratégias para o bem-estar docente na Escola Pública

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