Reflexões Educacionais Em Contextos

Escrevi estes ensaios com o intuito de partilhar as ideias e pensamentos com outras pessoas. Nós, enquanto humanos, não nos fazemos no diálogo interior, mas no diálogo intersubjetivo. Aliás, todo conhecimento, para ser conhecimento, é preciso que passe pela intersubjetividade, na possibilidade de se “medir com o outro”. O conhecimento, portanto, necessita ser formulado em uma linguagem pública e compartilhável. Por isso é que esse conjunto de reflexões que o leitor tem nas mãos, tem a ver com um gesto considerado milenar: o “dar a ler”. Escrever e ler tem a ver com um tipo de salvação de um mundo anterior. Pois, não apenas ressuscita a esperança nos vivos de agora, senão o faz a partir de palavras de ontem. Tal gesto serve para exercitar-se no humano. Para que o humano não se negue ao humano. Para não esquecer que estamos vivos.

Download/Compra
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

A PEDAGOGIA E OS PEDAGOGISMOS

A ESCOLA QUE DEFENDEMOS

O DECLÍNIO DO SENTIDO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO

OS PERIGOS DO FACILITISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS

CONDIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO

NATALIDADE E EDUCAÇÃO

DISTINÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA

A BARBÁRIE DA EDUCAÇÃO

NEM MEIO, NEM FIM, MAS UM VALOR EM SI

IMPREVISIBILIDADE E EDUCAÇÃO

A QUEM INTERESSA O “NOVO” ENSINO MÉDIO?

A MORTE DAS CIÊNCIAS HUMANAS VAI MATAR TAMBÉM AS EXATAS

SOBRE A AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO

SOBRE AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE  AULA

EDUCAÇÃO, PARA QUÊ?

NOTAS SOBRE O REPUBLICANISMO ESCOLAR

ESCOLA E VIDA: RELAÇÕES E DISTINÇÕES63

HANNAH ARENDT: PENSAR CONTRA O MAL,  EDUCAR PARA PENSAR

O ESFACELAMENTO DA EXPERIÊNCIA E A  INFANTILIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

DISCIPLINA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E MUNDO COMUM

QUANDO O PROBLEMA ESCOLAR (NÃO) É O MARXISMO...

A FAMÍLIA E A ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS PROJETOS DE LEI DA “ESCOLA SEM PARTIDO”

A DISCIPLINA ESCOLAR E O PROFESSOR: SOBRE  ALGUNS DELÍRIOS CONTEMPORÂNEOS

ESCOLA E PRESENÇA

A GLÓRIA DE UM PAÍS

SOBRE O OFÍCIO DE SER PROFESSOR

FACULDADES, CENTROS UNIVERSITÁRIOS E UNIVERSIDADES

CIÊNCIA E ESCOLA

SE NÃO LÊS, NÃO SABES ESCREVER, E SE NÃO SABES ESCREVER, NÃO SABES PENSAR

A SALA DE AULA COMO LUGAR SAGRADO

E O SONHO LETRADO?

INFORMATIZAÇÃO E CONEXÃO

A NOÇÃO DE ESCOLA

POR QUE AINDA PRECISAMOS DE ESCOLAS?

PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS? 

ALGUMAS PALAVRINHAS SOBRE A ESCOLA

SOBRE O DIA DO ESTUDANTE

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÓS-PANDEMIA

PARA CONTINUAR PENSANDO...

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

S396r     Schütz, Jenerton Arlan 
Reflexões educacionais em contextos / Jenerton Arlan 
Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.     
116 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-22-8
DOI: 10.46550/978-65-88362-22-8

1. Educação. 2. Ensaios. I. Título.       

CDU: 37

Autores